SETOR NÁUTICO DA BAHIA SOFRE COM INFRAESTRUTURA DEFICIENTE

Com um plano estratégico para desenvolver o segmento do turismo náutico, a implantação e recuperação de estruturas turísticas na Baía de Todosos-Santos deverãoconsumir recursos da ordem de R$ 90 milhões, financiados pelo Ministério do Turismo. No entanto, entre os projetos e a realidade do setor, no entanto, vai uma distância significativa.

Com  infraestrutura deficiente, a Bahia ainda tem um longo caminho para se tornar um mercado de ponta, com a consolidação de um polo náutico. Área de principal potencial para desenvolver o setor, a Baía de Todos-os-Santos possui uma estrutura de sete marinas, quatro clubes, nove atracadouros, sete estaleiros e 12 terminais hidroviários.Uma oferta que é considerada insuficiente perante à demanda reprimida existente no mercado baiano.

As marinas e clubes existentes na baía já não dão conta da demanda de novos barcos e lanchas e se revelam problema crônico. “Todas as marinas da baía estão lotadas. Agente tem recusado receber barcos porque não temos mais capacidade”, explica Antônio Barreto Dórea, diretor da Marina Aratu, em Simões Filho. José Dourado, gerente comercial da loja de produtos náuticos Blueboats, confirma o problema: “No mercado, já se diz ao cliente antes de comprar um barco ele deve pensar primeiro em onde vai colocá-lo”, explica.
Estaleiros navais
 
O setor naval baiano, que se debruça sobre a construção de barcos, lanchas e embarcações de carga, experimentou um processo de declínio nos últimos anos. Hoje, o que resta da produção baiana é praticamente insignificante.

Um retrato marcante deste declínio é o Condomínio Náutico, na Calçada, em Salvador.No espaço, formado por seis grandes galpões destinados à produção de embarcações, o cenário é de descaso e abandono.Dos estaleiros que lá funcionaram, hoje restam apenas o Proamar e o Logic Bahia, tocados por verdadeiros abnegados que esperam por dias melhores.
 
 

Term of Use

Blog do Cadmiel Copyright © 2009 Black Nero is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal Distribuído por Templates