Abordando três importantes temas para o segmento cristão, como a importância das mídias de massa; as tendências na comunicação corporativa e oportunidades de crescimento para 2011, a EBF COMUNICAÇÕES realizou no dia 09 de dezembro no Hotel Holiday Inn, em São Paulo, o 1º Fórum Futuro da Igreja e do Consumidor Cristão. O encontro pioneiro por propor a reflexão e principalmente, o aprimoramento, foi elogiado por lideranças.
Idealizado pela EBF COMUNICAÇÕES, que realiza a EXPOCRISTÃ e publica as revistas Igreja, Consumidor Cristão, Música e Sonorização Cristã, e portal Creio, o foco deste encontro era falar aos gestores a importância da profissionalização e apresentar oportunidades de negócios.
Eduardo Berzin Filho, presidente da EBF COMUNICAÇÕES, já na abertura do evento salientou esta oportunidade de se pensar o futuro da igreja. “A área evangélica tem prestado serviço para o Brasil ser um país melhor. Hoje são cerca de 20 milhões de evangélicos. Nós fazemos parte desse grupo e temos que estar prontos para absorver crescimento da Igreja Brasileira”.
Após as primeiras considerações, pastor Jefferson de Freitas, da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), em um momento devocional, destacou a história das Assembleias de Deus no Brasil que no ano de 2011 completarão 100 anos. “O maior legado do pentecostalismo é a renovação do homem, onde a igreja vem fazendo o papel do estado, tornando a sociedade mais justa e igualitária”.
Este registro histórico estará como foi citado por Berzin, no projeto Centenário do Movimento Pentecostal que integra o plano de negócios da EBF COMUNICAÇÕES para 2011 e englobará as Revistas Igreja, Consumidor Cristão e Portal Creio e coordena TV Cristã e Rádio Cristã.
MÍDIAS DE MASSA E COMUNIAÇÃO CORPORATIVA
Wilson Pereira Júnior, presidente da Anle; José Grillo, diretor da TV Cristã; Danilo Fernandes, fundador do site Genizah; Adenilson Santos, o Doninha, divulgador de artistas e companhias; debateram sobre Mídias de Massa e a Comunicação Cristã. Mediados pelo presidente da EBF COMUNICAÇÕES, Eduardo Berzin Filho, a internet foi apontada como uma importante mídia, assim como a TV e o Rádio. Como enfatizou Danilo Fernandes há 3,8 milhões de usuários cristãos na internet. “O que se espera de um marqueteiro virtual é que ele domine a web 2.0, pois não há nenhum outro grupo maior nas redes sociais do que os cristãos.”
Na segunda mesa com o tema Comunicação Corporativa e as Tendências do Mercado, estiveram reunidos Ygor Siqueira, da Graça Filmes; André Santos, da AD Santos; Julio Carvalho, da Mundo Cristão. A mediação foi de Maurício Soares, diretor do selo gospel da Sony Music que em sua apresentação citou a importância de um banco de Dados e CRM dos clientes. “A Bíblia das Garotas de Fé é resultado do volume do cruzamento de dados que aponta a identidade do consumidor e a possibilidade de levar um produto de mais excelência ao mercado. Temos que conhecer o que ele vai desejar e investigar quem é o nosso público”, opinou Carvalho.
André Santos endossou a importâncias das pesquisas de opinião que, em sua análise, tem até 70% de acerto. “A partir do momento em que comecei a fazer pesquisas de público e mercado, a minha empresa mudou de perfil. Ferramentas rápidas, de baixo custo e que trazem retorno”. Já Ygor pontuou os resultados do atendimento personalizado. “As pessoas gostam de receber informações antecipadamente, serem Vips.”
Maurício Soares encerrou alertando como é importante criar relacionamento com os mais diversos canais de compra e de venda. “As grandes corporações estão sabendo que precisam de profissionais do segmento evangélico para trabalhar com ele. Sem falar na necessidade de saber qual material oferecer a este público”.
OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO
Encerrando o 1º Fórum, a terceira mesa discutiu oportunidades de crescimento para 2011 e contou com participação de Alessandro Tostes, da Novo Tempo; Arold Fontes, da 2F Consultoria, que organizou o Cruzeiro Diante do Trono; Bispa Fernanda Hernandes, da Rede Gospel. Tostes argumentou que a oportunidade de crescimento virá quando se tiver todas as pessoas, com um único objetivo, num mesmo espaço. “Antes de sermos diretores, executivos, proprietários nós somos membros de uma comunidade”. Aroldo Fontes destacou os excelentes resultados do cruzeiro do DT onde pode entender o comportamento do público cristão. “Realmente foi um evento com 97% de satisfação, com clientes da Ucrânia, Estados Unidos e de todas as partes do nosso país. Mas posso dizer que qualquer que seja o projeto, ele é possível desde que seja planejado”, finalizou.
Fabiana Nascimento, gerente de marketing da Editora Quadrangular, elogiou o projeto da EBF COMUNICAÇÕES. “Mais uma vez quero parabenizar toda a equipe da EBF pelo fórum. Os temas escolhidos foram excelentes para todos que fazem parte deste segmento”. Já Daniela Cassanho, integrante do Ministério Renascença, elogiou a iniciativa. “Nele vimos o posicionamento da EBF como uma agência de comunicação que pensa de forma 360º graus”.