Andando em força, amor e moderação


Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2Tm 1.7.) O retrato do mundo hoje é de medo, falta de amor e domínio próprio. Deus conta com sua Igreja para sermos um modelo diferente do que o mundo vê. A Igreja precisa testemunhar as verdades bíblicas, viver de acordo com os atributos divinos, como exemplo a ser seguido. No entanto, só conseguimos isso com a ajuda do Espírito Santo. Podemos até nos sentir fragilizados, com medo, sem amor ou até mesmo com dificuldade em dominar nossos instintos, mas isso não pode ser parte da nossa rotina; este comportamento natural não pode ser uma constante. Não podemos ser escravos de nós mesmos, do nosso dia a dia, porque somos chamados a viver o sobrenatural.
Houve um tempo em que me sentia exatamente assim: sozinha, com medo, sem amor. Tinha o coração empedernido, o amor havia esfriado, eu não entendia mais o que era o amor. Fraca e sem domínio próprio, vivia como que numa explosão de sentimentos, estados nervosos, e em meu coração havia espaço somente para o sentimento de rejeição e vingança. Então eu me escondia atrás de viagens e passeios para não cometer as atrocidades as quais sentia vontade de fazer. Vivia isolada para não ter que enfrentar meu próprio temperamento. Não queria agir sem sabedoria, então me isolava de todos. Meus pensamentos estavam tão confusos que sentia vontade de desistir de tudo (eu não aguentava mais a luta que estava passando), e acredito que muitas pessoas próximas a mim não entendiam nada do que estava acontecendo. Então, essa palavra veio ao meu coração: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” Desesperada corri para os braços do Pai, e confessei a Ele, e clamei a Ele, para que aquela noite em oração fosse a noite da minha vida, a noite em que eu testemunharia o milagre dele na minha vida.
Deus não deseja que tenhamos medo! O medo, o complexo de inferioridade e todo sentimento negativo a respeito de nós mesmos nunca fez parte da natureza divina. Por mais falhos que sejamos, Deus nos criou com um propósito excelente, nos fazendo a sua imagem e semelhança.
O Senhor não quer que sejamos parecidos com Ele, apenas fisicamente. Deus quer que tenhamos sua essência, um espírito quebrantado, um espírito em total sintonia com o Espírito Santo. Por isso, Ele nos deu um espírito de acordo com seus atributos: poder, amor e moderação. Ele não nos deu espírito de covardia. A Palavra de Deus diz: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1Jo 4.18.)
O nosso Deus é um Deus forte, cheio de amor, moderação. Ele não é falho, mas perfeito, puro, mais alvo que neve. Quando olhamos os atributos divinos, parece impossível imaginar que somos filhos de Deus. Como pode Deus me chamar de filho? “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que creem no seu nome.” (Jo 1.12.) Deus é tão poderoso, e graças a esse amor divino, hoje podemos ser chamados filhos de Deus, amados do Pai, por isso não precisamos temer. Muitas situações podem até nos abalar, nos entristecer, nos enfraquecer, mas isso não quer dizer que tenhamos que viver sempre assim, Deus quer que andemos em poder, amor e moderação.
Deus nos capacitou, nos ungiu para irmos além. Jesus disse que poderíamos fazer obras ainda maiores do que Ele fez (Jo 14.12). Isso é andar em poder, na força do Senhor. Deus disse que pelo amor que tivéssemos uns pelos outros é que seriamos conhecidos, isso é andar em amor (Jo 13.34-35). Quando lemos na carta aos Gálatas, capítulo 5, sobre os frutos do Espírito, somos ensinados a ter “domínio próprio” “Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.” (Pv 16.22.) Domínio próprio é se conter diante de situações de lutas e tribulações. Situações que tiram a nossa paz. Devemos reter aquilo que é bom, e praticarmos o domínio próprio, pois isso significa andar com moderação.
Em toda e qualquer situação de dificuldade, Deus tem sempre a nos ensinar. Seja qual for o momento que você esteja vivendo, não desista. Se você está vivendo uma fase de “alegria”, guarde esta Palavra em seu coração. Mas se você está num momento de tristeza, guarde também esta palavra em seu coração. Busque viver essa verdade, Deus tem o melhor para os seus filhos. Tenha um espírito de amor, poder e moderação.

Jaqueline Santos Sales
www.novoblogdajack.blogspot.com
twitter/diariodajack
jackprearo@hotmail.com
 

Term of Use

Blog do Cadmiel Copyright © 2009 Black Nero is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal Distribuído por Templates